Alimentos Orgânicos – Saiba Mais

Farmer carrying organic vegetables in box for delivery, close up

Apesar de ser um assunto bem falado nos últimos tempos, muitas ainda não sabem muito sobre os alimentos orgânicos, com isso, várias dúvidas surgem em torno deles.

Hoje você vai obter mais informações sobre o assunto e os benefícios que estes alimentos trazem para sua saúde.

Vamos começar pelo conceito de alimento orgânico, que é utilizado para produtos do ramo alimentício, que recebem uma certificação orgânica, quando produzidos dentro de normas estabelecidas.

Para que você entenda melhor, eles são feitos sem adição fertilizantes químicos, conservantes, hormônios antibióticos ou organismos geneticamente modificados.

Com isso, entende-se que os alimentos orgânicos tem mais a ver com a forma que são cultivados do que com a sua composição.

Segundo o departamento de agricultura dos Estados Unidos, existem vários tipos de alimentos orgânicos que possuem uma variação na porcentagem em relação aos seus componentes produzidos de forma orgânica. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Os alimentos considerados 100% orgânicos são aqueles que possuem em sua produção apenas processos orgânicos, ou seja, sem a adição de compostos químicos e industrializados.

É importante lembrar que para chamar de alimento orgânico, o produto deve ter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos. E 70% dos seus componentes devem ser produzidos através de processos orgânicos.

Quando falamos em orgânicos, logo vem em nossa mente frutas e verduras. Mas alimentos como arroz, leite, manteiga, biscoito e até mesmo os refrigerantes, podem ser alimentos orgânicos.

Para que você entenda ainda mais, os alimentos orgânicos não possuem a adição de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Com isso, são utilizadas técnicas relativas a produção e pensando na natureza, e é claro, mantendo a qualidade dos alimentos.

E isso além de contribuiu com o meio ambiente, ainda é uma grande aliada da nossa saúde.

Garantia de Origem

Alimentos que não são orgânicos, nós dificilmente sabemos a sua origem, já com os intitulados orgânicos, isto não acontece.

Os alimentos orgânicos possuem um selo para informar sua procedência. Isto garante que foi realizada uma fiscalização desde a sua produção até a sua comercialização. Isso garante aos consumidores que o alimento é saudável e não passou por processos tóxicos.

Vantagens de Consumir Alimentos Orgânicos

Livre de Produtos Químicos

Alimentos orgânicos possuem apenas produtos naturais, tanto para adubar a terra quanto para controlar as pragas, com isso, eles chegam até os consumidores muito mais saudáveis.

Menos Chances de Desenvolver Alergias

Existem diversos tipos de alergias que aparecem nas pessoas por conta do consumo de algum alimento. Mas sabia que na maioria das vezes não é o alimento que causa a alergia e sim as substâncias químicas que ele carrega?

Com alimentos orgânicos, o risco disso acontecer e muito menor!

Capacidade Antioxidantes

Com base em vários estudos, descobriu-se que alimentos orgânicos tem um efeito positivo gigantesco na nossa saúde.

Pois eles não possuem alteração alguma com componentes químicos e com isso suas propriedades ficam intactas.

Produtos orgânicos tem a capacidade de absorver muito mais substâncias oxidantes.

Saúde do Coração

O ácido graxo é um aliado do coração, e ele pode ser encontrado em muitos alimentos, como carne e leites de animais.

Se este animais são criados sem hormônios, a presença do ácido é ainda maior. E o melhor: produtos orgânicos são livres de gorduras trans, com isso, ao consumi-lo ele diminui as chances de adquirir doenças cardiovasculares.

Sabor Natural

Pessoas que consomem alimentos orgânicos, relatam que eles possui um sabor mais gostoso e predominante.

Isso acontece porque eles não possuem aditivos químicos que acabam modificando seu sabor, além de serem frescos.

Melhora a Vida no Campo

O cultivo orgânico precisa de pessoas para trabalhar na plantação, isso gera mais empregos e mehora a vida das pessoas que moram na zona rural.

Formação do Solo

A produção orgânica preza pela conservação de um solo fértil, e isso é possível com práticas de rotação de culturas e adubo verde.

Reduz a Poluição Ambiental

Na agricultura “tradicional” o sono acaba sendo muito poluído devido a utilização de produtos químicos como os agrotóxicos. Já na orgânica isso não acontece e nem polui os rios, pois tudo o que é utilizado no seu cultivo é de origem natural.

Melhora o Bem-estar Animal

Na produção orgânica, os animais também possuem uma alimentação orgânica, além disso, são criados em locais mais espaçosos e tudo isso faz com que ele fique muito menos estressado.

Outro ponto importante é o nível de hormônios artificiais e antibióticos sintéticos, são bem menores.

Promove a Biodiversidade

Com o cultivo orgânico, não há degradação do solo com agrotóxicos. Logo, isso contribui positivamente na preservação da fauna e da flora regional.

Economia de Energia

Como os produtos orgânicos possuem muita produção manual e com processos de preservação, e ainda uma colheita manual, sem a utilização de grandes máquinas, ajuda muito com a economia de energia do planeta.

Carregando Informação…

0