A importância do Exercício Fisico para a Saúde

exercicios

A prática de exercícios é recomendada para todas as idades. Essa prática melhora benefícios como qualidade de vida, humor, sono e prevenção de doenças. Não importa se o seu objetivo é perder peso, ganhar massa muscular ou tonificar o corpo. É possível fazer exercícios em casa.

Pesquisadores apontam que pessoas fisicamente ativas têm menor risco de desenvolver problemas de saúde mental do que pessoas sedentárias. Além disso, a atividade é repleta de efeitos positivos para a prevenção e tratamento da hipertensão, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia na redução do estresse, combate o aumento do colesterol, diabetes e obesidade. O exercício também é ótimo em um nível psicológico, até mesmo um antidepressivo. Alguns estudos já mostraram que reduz a ansiedade, reduz o estresse e também aumenta a autoconfiança.

Portanto, os exercícios físicos podem ser praticados por pessoas de diferentes idades, pois mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve, traz melhorias não só na estética, mas também na reabilitação. Além disso, quando se torna um hábito, fica muito mais fácil praticar e se torna um estilo de vida.

O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mesmo que seja apenas uma simples caminhada. As séries e repetições são voltadas para a construção de massa muscular e podem ser feitas em casa, desde que você tenha orientação profissional, mas hoje a internet oferece uma série de vídeos com dicas de especialistas que são muito úteis para começar. No entanto, mesmo quando há incerteza, há um recurso – uma caminhada.

Outra dica importante antes de começar a se exercitar é alongar. É uma maneira de se sentir mais enérgico e reduzir o risco de lesões. Lembre-se de manter sua postura o tempo todo.

A coluna deve estar sempre reta, sem dobrar. Vista-se adequadamente, além de sapatos confortáveis. Nem muito apertado, nem muito solto, deixe seu corpo respirar. Não se esqueça de se hidratar antes e depois do exercício. Leve uma garrafa de água quando sair para manter seu corpo funcionando e melhorar os seus resultados. Claro que a orientação profissional é sempre muito importante, mas se isso não for possível, comece sempre bem devagar e vá aumentando o número de horas aos poucos. O importante é nunca desistir.

Procure se exercitar com um amigo

No dia a dia, é comum às vezes se sentir deprimido e sem vontade de se exercitar, mas quando você tem um amigo com você para dar aquele empurrãozinho, fica mais fácil, né?

Atividades em grupo:

Participar de um grupo pode ser muito útil para motivar um indivíduo. Além de fazer novos amigos, você ganhará uma dose extra de energia se não conseguir se ver praticando um determinado esporte sozinho.

Estabeleça um objetivo:

Com um objetivo claro, é mais fácil se concentrar enquanto pratica os exercícios. Determine para onde você quer ir e se esforce para alcançar seus objetivos;

Lembre-se da sensação pós-treino: Não há nada melhor do que terminar um treino, e sentir-se bem depois de passar por essa fase é sempre a parte do corpo que queremos definir. Concentre-se, mentalize e visualize o resultado. Conheça sua condição física atual. Conhecer o estado atual do seu corpo é um fator importante. Para isso, é muito importante fazer um teste de densitometria corporal. Com a medição mensal, você pode medir sua condição física atual e definir uma meta.

0