O aumento da massa muscular é um dos objetivos mais desejados dos frequentadores de academia, mas o atleta precisa de determinação e paciência para alcançá-lo. Uma dieta equilibrada e, em alguns casos, suplementos nutricionais. O suplemento afeta o organismo do praticante desde que ele mantenha uma alimentação que atenda às suas necessidades e objetivos.
Além da dieta e da atividade física, o crescimento muscular é resultado da escolha dos suplementos certos, e o abuso pode ser bastante prejudicial à saúde além de não dar os resultados desejados. Os suplementos podem sobrecarregar os rins e o fígado e aumentar a gordura corporal se não é suficiente para satisfazer as necessidades das pessoas.
Os melhores suplementos alimentares para aumentar a massa muscular
WHEY PROTEIN
Um dos suplementos alimentares mais populares para aumentar a massa muscular. O Whey é uma proteína do leite que contém 22 aminoácidos essenciais para a síntese muscular. Contém, entre outras coisas, leucina, que não é produzida pelo nosso organismo e que ajuda a manter o peso e a massa magra.
BCAA
Composto por três aminoácidos: isoleucina, valina e leucina, contribui para a recuperação muscular (menos dor durante as adaptações fisiológicas ao exercício) e ajuda a fornecer energia durante o exercício, se necessário.
CREATINA FOSFATO
Fonte de energia muscular, auxilia na sua recuperação. Por conter fosfato, pode doar para a molécula de ADP (adenosina difosfato), o que o ajuda a sintetizar mais rápido, o que significa que a pessoa treina melhor e se recupera melhor, desenvolve o treino e ajuda a aumentar a massa muscular.
GLUTAMINA
Aminoácidos semi essencial, ou seja, o homem a produz de acordo com o metabolismo. Participa direta e ativamente na síntese de proteínas estimulando o crescimento muscular. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
BETA ALANINA
Está na casa dos aminoácidos semi-essenciais, pois o organismo a produz. Ajuda a “bloquear” a produção de ácido lático, ou seja, retarda a fadiga muscular, de modo que o treinamento de alta intensidade dure mais tempo. Ajuda a exercitar e aumentar a massa muscular.
MALTODEXTRINA
Carboidrato derivado do amido, que aumenta a produção de insulina (hormônio anabólico) e ajuda a repor os estoques de glicogênio hepático e muscular.
A necessidade de alimentação varia de acordo com a finalidade e a necessidade de cada individuo. Geralmente é destinado a praticantes de exercícios que exigem mais energia, alta intensidade do corpo. Deve ser usado quando o treino for tão intenso que a alimentação não consiga satisfazer a necessidade. Nesses casos, os suplementos nutricionais podem ajudar a alcançar os resultados desejados.
Alguns cuidados devem ser levados em consideração antes de utilizar os alimentos. Os suplementos devem ser usados por indivíduos sem alterações nos exames bioquímicos (sangue), insuficiência renal, cálculos renais ou histórico familiar de doença renal. Pessoas com alterações hepáticas (do fígado) ou açúcar elevado no sangue devem evitar o uso.
Com uma dieta desequilibrada, seu corpo carece de nutrientes essenciais, e um suplemento pode preencher essa lacuna sem muito benefício. A utilização de suplementos para tratar a hipertrofia deve ser sempre aliada a uma alimentação saudável e equilibrada, adaptada às necessidades de treino e de forma individualizada.