5 benefícios da caminhada para a saúde do idoso

caminhada

Conheça os benefícios mais importantes da caminhada para a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos idosos. Atingir a velhice com saúde e energia todos os dias é o sonho de milhares de pessoas, e um dos fatores que influenciam esse resultado é a caminhada regular. Então, se você já passou das seis ou sete décadas ou conhece alguém que é idoso e está procurando uma forma de melhorar seu bem-estar e qualidade de vida, aqui estão 5 benefícios que a caminhada pode lhe trazer. Vamos conferir? Boa leitura!

Menor risco de problemas cardíacos

Caminhar pode ser um remédio sagrado para pessoas de todas as idades, principalmente os idosos. Este exercício promove uma melhor circulação sanguínea e, assim, reduz drasticamente o risco de doenças cardiovasculares em idosos. Por exemplo, uma caminhada diária moderada de 30 minutos pode manter a pressão arterial normal, baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e melhorar a capacidade pulmonar. Com isso, os problemas cardíacos ficarão bem longe da vida do idoso.

Fortalece os ossos e as articulações

Outro benefício da caminhada é que também fortalece os ossos e as articulações. A maioria das pessoas com mais de 60 anos sofre de algum tipo de problema ósseo ou sente dores constantes nas articulações, o que é um verdadeiro incômodo no dia a dia, pois dificulta o movimento e limita a autonomia. A caminhada firme pode fortalecer os ossos e as articulações da vovó e do vovô porque é um exercício de baixo impacto. Quando os idosos têm ossos e articulações mais fortes, eles se sentem muito mais seguros fazendo o que amam todos os dias. O ideal é contar com a supervisão profissional para garantir hábitos saudáveis, por isso ficar em uma casa de repouso de boa reputação pode trazer vários benefícios.

Melhora significativa do equilíbrio e do humor

Não há nada mais prazeroso do que sair da cama de manhã sem perder o equilíbrio e com aquela disposição, certo? A caminhada constante pode ajudar a melhorar o equilíbrio geral do idoso, o que ajuda a prevenir quedas e acidentes em idosos, que são bastante comuns em idosos que estão em má forma física. Além disso, uma caminhada pela manhã ou no final da tarde pode dar ao idoso muito mais energia para o uso diário. Essa atividade libera substâncias do bem-estar em nosso cérebro, como serotonina e endorfinas, e tudo isso significa uma maior inclinação para a vida cotidiana. É hora de dizer adeus ao sedentarismo e dizer olá para uma vida muito mais saudável!

Evita o ganho de peso

Após os 40 anos, o metabolismo desacelera. É por isso que a maioria das pessoas nessa faixa etária acaba ganhando peso, e na velhice a situação costuma ser ainda pior, pois muitos idosos são sedentários ou não querem se mexer. Além de todos os benefícios citados acima, a caminhada também ajuda a prevenir o ganho de peso. Esta forma simples reduz a probabilidade de problemas de saúde (por exemplo, colesterol) na vida diária dos idosos. Para se ter uma ideia, o gasto calórico de caminhar mais devagar por 1 hora pode chegar a 240 kcal/hora, o que ajuda bastante na prevenção da obesidade. Os hóspedes de uma clinica de repouso sempre se exercitam para se manterem saudáveis.

Reduz o inchaço das pernas

Devido à má circulação sanguínea ou ao uso de certos medicamentos, muitos idosos sofrem de inchaço nas pernas e tornozelos, pois são efeitos colaterais bastante comuns. A boa notícia é que a caminhada diária moderada pode aliviar esse desconforto e melhorar muito o dia a dia dos idosos. Para quem sofre de inchaço nos membros inferiores, caminhar uma hora todos os dias pode resolver de uma vez por todas.

Lembre-se de sempre consultar um médico para determinar a frequência e o ritmo de caminhada apropriados para idosos.

0