Chocolate é algo que agrada o paladar de praticamente todas as pessoas, ele fica bom de várias formas, inclusive em sobremesas. E para os chocólatras de plantão, saibam que ele faz bem para a saúde.
E hoje vamos falar exatamente sobre isso, seus benefícios para o corpo. Acompanhe.
Origem do Cacau
Para você ter uma ideia, em dados históricos, há vestígios do cacau em 1.500 a.C., na civilização Olmeca que ficava no México, posteriormente, os Maias aproveitaram a fruta, onde eles faziam uma bebida com a semente do cacau considerada Sagrada. Seu sabor era amargo, e eles adicionavam baunilha e pimenta para deixá-la mais saborosa.
Houve uma época em que os espanhóis dominaram os Maias e colocaram o chocolate na Europa, para se ter uma ideia, quando isso aconteceu, apenas mulheres, nobres e sacerdotes tinham a permissão para consumi-lo. Nas missas da igreja católica, eles utilizam cacau.
Logo a fruta se popularizou e foram criadas várias receitas, inclusive, eles misturaram o cacau e o leite, e foi nesta ação que a origem do chocolate veio dos suíços.
Uma curiosidade: o Brasil é considerado o maior produtor de cacau da América Latina, isso porque seu clima é ideal para cultivar a fruta.
O chocolate é tão amado por pessoas do mundo inteiro, que existe um dia todinho para ele: dia 07 de julho. E outros comemoram no dia 26 de março, que é o dia do cacau.
Tipos de Chocolates
Chocolate Branco
Existe uma polêmica em torno dele, onde muitos falam que não é considerado chocolate, já que não possui praticamente nada de cacau em sua composição, que é basicamente de leite, açúcar e manteiga de cacau.
Com sua base não é de cacau, ele não é como o verdadeiro chocolate.
Chocolate ao Leite
É o tipo mais consumido, as normas da Europa exigem que ele tenha no mínimo 25 % de cacau, aqui no Brasil essa quantidade é menor. Além do cacau, ele possui leite, açúcar, licor manteiga de cacau, leite em pó e leite condensado.
Chocolate Meio Amargo
Aqui o cacau está mais presente, cerca de 40% a 55%, leva pouca quantidade de manteiga de cacau, não possui leite, ele é ideal para fazer sobremesas.
Chocolate amargo
Este é um dos que mais tem cacau na sua composição, entre 60% a 85%, leva pouco açúcar e não tem leite. No chocolate meio amargo, há uma grande concentração de flavanoides, com isso, ele tem o dobro de oxidantes, quando comparado ao chocolate ao leite.
Ele é que mais possui benefícios no consumo, já que contém gorduras como ácido oleico, considerada uma gordura mono saturada.
O chocolate com teor de cacau acima de 55% que traz muitos benefícios para a saúde. Geralmente, as pessoas costumam preferir aqueles mais doces, mas este é tão maravilhoso para a saúde, que vale a pena adaptar o paladar.
Agora, veja vários motivos para você consumi-lo com mais frequência:
Ajuda na Prevenção de Doenças Cardíacas
Segundo uma pesquisa, pessoas com níveis altos de consumo de chocolate, reduziram em 13% o risco de doenças do coração, hipertensão e diabetes.
Além disso, ao consumir o chocolate, as pessoas têm um aumento no índice do colesterol bom, o HDL. Além disso, seu consumo reduz as chances de AVC em até 29%.
Melhora o Humor e a Memória
Ao consumir com frequência o chocolate com alto teor de cacau, ele é um aliado para regular os sinais intracelulares, contribui com a melhora das funções como percepção sensorial, sistema nervoso, saúde comportamental e cerebral.
Ele ainda traz muitos benefícios para a memória, e ainda libera o hormônio que reduz o estresse e nos deixa feliz.
Proteção cerebral
O cacau possui a epicatequina, uma substância que segundos estudos, reduz danos nas células de pessoas que sofreram um AVC.
Previne Doenças Associadas a Obesidade
Ele age minimizando a inflamação crônica, causada pela obesidade, além disso, reduz os índices de triglicerídeos no fígado e a insulina no sangue.
Pele Mais Saudável
Ao consumir chocolate, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, isso ajuda na proteção dos danos causados pelos raios ultravioletas, deixando a pele com uma textura melhor e reduz a sua descamação.
Lembramos que estes benefícios provém do cacau, por isso, quanto mais houver a fruta no chocolate, mais benefícios ele terá.
Existem chocolates com alto teor de gordura e açúcar, e estes, trazem muito mais malefícios do que benefícios.
Ao comprar um chocolate, leia os ingredientes e prefira aqueles que sejam o mais saudável possível.