Um dos maiores desafios da atualidade tem sido a tentativa do individuo conciliar o trabalho e rotina. E se tornou ainda mais intenso há mais de um ano, quando muitas empresas adotaram o home office. No entanto, não enfatizar o descanso e o tempo livre pode ter sérias consequências. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 745 mil pessoas morrem todos os anos por excesso de trabalho. Mas como equilibrar de forma prática a vida pessoal e profissional?
Às vezes um profissional nem percebe que está exagerando ou superando a jornada de trabalho ideal, e quando percebe isso já está cheio de horas extras e as cobranças não param de chegar. Além disso, muitas pessoas que têm medo de perder o emprego se submetem ao trabalho excessivo sem estabelecer limites. Assim, eles combinam o horário oficial de trabalho com noites e fins de semana.
No entanto, de acordo com a OMS, profissionais que trabalham 55 horas ou mais por semana têm 35% mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral e 17% mais chances de morrer de doenças cardíacas em comparação com aqueles que trabalham 35-40 horas (semanais). Portanto, encontrar um equilíbrio é urgente, pois a longo prazo essa rotina desgastante pode ter consequências irreversíveis, além de desestabilizar as relações sociais, tais como, amigos e familiares.
5 dicas para Equilibrar a vida Pessoal e Profissional na prática
1) Estabeleça prioridades
A partir do momento que você entende o que está na sua rotina, as prioridades pessoais e profissionais, você se sentirá no controle e a ansiedade diminuirá. Por isso, faça um cronograma com prazos e anote quais são suas tarefas diárias com base na sua carga de trabalho. Comece com os requisitos que sua análise determina como os mais urgentes ou importantes e, em seguida, passe para os outros.
2) Planeje sua semana
Quando você começa a semana com um planejamento do que tem que fazer, você se organiza e tem uma visão macro das suas tarefas. Dessa forma, você pode visualizar e se concentrar em sua rotina semanal, mas também estar ciente de que ocorrerão eventos inesperados e poderá definir requisitos adicionais. Se isso acontecer com frequência em sua área, planeje sua agenda de acordo com esses requisitos para que não exceda suas horas de trabalho.
3) Saiba dizer NÃO
Dizer não pode não ser difícil para algumas pessoas, mas estabelecer limites é extremamente importante, caso contrário a outra parte vai pensar que está tudo bem e você pode dar conta de tudo. Então, quando você pegar um grande projeto de trabalho, questione o prazo, tente negociar ou explique que você não pode fazê-lo por causa de tais fatores. Nessa fase, a transparência pode ser uma grande aliada e ajudar a alinhar o que é melhor para ambas as partes.
4) Distribua Tarefas
Se você perceber que o acúmulo de tarefas está incontrolável e você não consegue fazer tudo de acordo com sua carga de trabalho e prazos acordados, ligue para sua equipe e peça ajuda. Avalie o que você tem que fazer ou resolver e tente compartilhar outras atividades com pessoas mais tranquilas. Isso também pode ser feito com responsabilidades pessoais que às vezes levam a preocupações, então aprenda a pedir ajuda.
5 – Desconecte-se nas horas vagas
Ao terminar o horário de trabalho ou fazer uma pausa, desligue-se de tudo relacionado ao trabalho. Não verifique e-mails nem responda a mensagens corporativas. Pode haver exceções, mas tome cuidado para não fazer disso um hábito. É preciso interromper a comunicação, aproveitar esse momento para descansar, se divertir e fazer coisas que gosta, como ler um livro, assistir a um filme, fazer exercícios físicos ou qualquer outra atividade que goste.
Essas dicas são importantes para ajudá-lo a entender como equilibrar sua vida pessoal e profissional. Comece hoje a avaliar o que precisa mudar e melhorar sua qualidade de vida. E se você soubesse os benefícios da leitura e por que a leitura é tão importante? APROVEITE!